sábado, 31 de outubro de 2009

As Avós

Às vezes eu sonho com meus avós, mais recorrente com os avós maternos. O incrível é que eu sei que eles estão mortos e costumo dizer a eles que eles não deveriam estar ali, conosco, no meio dos vivos. Certa vez eu sonhei com eles e, dentro do sonho, perguntei à minha mãe: "Mãe, mas...eles não já morreram?" e ela responde: "Mas não conta nada pra eles!" o.O - É, eu sei. Parece nonsense. Mas é que vejo muito minha mãe, principalmente quando ela está deprê, chamando pela minha avó e sinto que isso não é bom. Às vezes sinto a presença da minha avó aqui perto (e o perfume de rosas que ela usava). E a recrimino por ela ficar nos visitando, pois ela não pertence mais a este plano. E nós temos que nos acostumar com isso.

Mas uma vez eu sonhei com minha avó paterna, ela ainda era viva e eu era muito pequena. Não foi um sonho, foi um pesadelo. Eu estava num quarto, seria o equivalente ao meu quarto, mas estava vazio, só tinha um ralo, nem janela. E minha avó estava no meio do quarto me pedindo ajuda pra chegar na porta, ela andava com dificuldade e estava usando uma bengala. Eu fui ajudar. Segurei no braço dela e neste instante ela se desmontou, literalmente, em pedacinhos. Eu saí do quarto correndo chamando minha mãe e explicando o que tinha acontecido e minha mãe, sempre muito tranquila, me deu um abraço como se dissesse "não se preocupe".

tentativa de análise: acho que essa coisa do desmontar seria algo referente à fragilidade. Eu nunca entendi porque minha avó paterna era tão velha. Quer dizer, minha avó materna era ativa, gostava de fazer comida, pegava a bengalinha dela e ia pra igreja todos os dias, arrumava a casa, andava de ônibus...e eu gostava tanto de ir pra casa dela! Enquanto minha avó paterna pouco saía de casa, era corcunda de tanto ficar sentada, só reclamava de dor nas pernas e tinha um cheiro de coisa antiga que ficou guardada muito tempo.
Ela ainda fazia chantagem emocional comigo. Dizia quer era normal a neta gostar mais da avó materna do que da paterna. Eu nunca entendi essas coisas, e acho que era por isso que ela desmontava e eu não podia fazer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário